Gostaria de ajudar?

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O ifort agora é Pago!

Quem aproveitou, aproveitou!

Recentemente descobrimos que o Compilador fortran e C++ da intel ifort e icc agora são pagos. Seguramente o compilador fortran mais rápido e eficiente já lançado. Diz a lenda que o desenvolvimento do ifort evoluiu junto ao desenvolvimento do Modelo Regional WRF. A lenda conta que ao desenvolver o ifort a intel necessitava de executar um processamento ao qual exigisse o máximo de performance e eles conseguiram ao executar o modelo WRF.

No entanto o desenvolvimento do ifort foi aos poucos migrando para programação orientada ao objeto e muitas funções de programação em C++ foram adicionadas. A utilização do sistema via terminal (modo texto) foi sendo abandonada aos poucos e desde 2011 a intel vinha desenvolvendo o intell Studio XE (modo gráfico) que combinava em um mesmo software o ifort e o icc. O inevitável acabou acontecendo o investimento no software foi aumentando cada vez mais o software foi ficando cada vez mais robusto, consequentemente o intel studio foi adquirindo cada vez mais adepto. A consequência disso tudo é que a partir de 2014 os compiladores ifort e icc se tornarão pagos.

O software pode ser encontrado em 3 níveis de desenvolvimento Cluster Edition, Professional Edition e Composer Edition. O valor varia de acordo com o tipo de comprador (Individual, empresa e etc, Estudante, profissional e etc). A licença individual mais barata e mais simples para fins acadêmico custa 249 dólares a mais cara e mais completa e para fins comerciais 1699 dólares. É possível baixar uma versão trial com duração de 30 dias.

É uma pena, mas já era esperado. Portanto, se você possui uma versão free do ifort e do icc na sua maquina zele por ela :)

Segue o link da página para compra do ifort.

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!

Cristiano

Nenhum comentário :

Postar um comentário