Gostaria de ajudar?

sábado, 8 de outubro de 2016

Espiral da Temperatura Global


Recentemente o Pesquisador Ed Hawkins do National Centre for Atmospheric Science (NCAS) publicou em sua página do twitter uma animação espiral do aumento da Temperatura Global e esta animação já compõem várias apresentações de vários pesquisadores em diversos eventos. Para quem deseja utiliza-la em suas aulas, apresentações e etc estou disponibilizando os links originais.


Espiral do aumento da Temperatura Média Global. Clique para ver em tamanho maior.

A animação em forma de espiral representa mudança da temperatura média global de uma forma visualmente atraente e simples. O ritmo da mudança é imediatamente óbvio, especialmente ao longo das últimas décadas. A relação entre as temperaturas globais atuais e os limites alvo discutidos internacionalmente também são claros sem muita interpretação complexa necessária.

Os dados são do HadCRUT4.4 em representam a Anomalia da Temperatura de Janeiro de 1850-Março de 2016, em relação a média de 1850-1900 e pode ser acessado aqui.

Características que você pode observar:

1877-1878: El Nino intenso responsável pelo aumento da temperatura;
1880-1910: pequeno resfriamento, parcialmente devido a erupções vulcânicas;
1910-1940: aquecimento, em parte devido à recuperação de erupções vulcânicas, pequeno aumento na atividade solar e variabilidade natural;
1950-1970: temperaturas praticamente inalteradas com o resfriamento através dos aerossóis de sulfato mascarando o aquecimento dos gases do efeito estufa;
1980-hoje: forte aquecimento, com aumento maior das temperaturas em 1998 e 2016 devido a eventos fortes de El Nino.

Porque inicia em 1850?

Porque é o início do conjunto de dados do HadCRUT4, e não temos dados de temperatura, mais antigos, suficientes para construir de forma confiável a temperatura média global.

O que as cores significam? 

As cores representam o tempo. Roxo para os primeiros anos, passando pelo azul, do verde para o amarelo para a maioria dos últimos anos. A escala de cores utilizado é chamado de "viridis" e as ilustrações foram feitas em MATLAB.

Além dessa animação Ed também disponibilizou uma animação espiral da variação do Gelo Marinho do Ártico.

Volume diário do gelo marinho do Ártico estimado pela reconstrução PIOMAS de 1979-presente, produzindo uma espiral da variação do volume de gelo marinho.




Por fim, segue a animação da variação da concentração de CO2 na atmosfera medido na estação de Mauna Loa no Hawaii. 




Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário