Gostaria de ajudar?

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

El Niño Oscilação Sul (ENOS) Discussão (Setembro)



Olá a todos,

Uma condição de ENOS neutro se manteve presente durante o mês de agosto de 2012, apesar das anomalias da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do oceano Pacífico Equatorial leste apresentar valores positivos, ou seja, acima da média histórica (Figura 1). A maioria dos Índices de El Niño apresentam valores ligeiramente positivos o que reflete as anomalias superficiais positivas chegando próximo de 0.5ºC (Figura 2). A anomalia da quantidade de calor oceânica (temperatura média nos 300m de profundidade do oceano na faixa de 5ºN-5ºS, 180º-100ºW) também apresentaram valores positivos durante o mês de agosto (Figura 3), o que é consistente com uma grande região com anomalias positivas das temperaturas subsuperficiais observada no Pacífico equatorial para o mês de agosto(Figura 4). Sinais de um possível desenvolvimento de fase positiva do ENOS foi observado na atmosfera através das anomalias dos ventos de leste em altos níveis e um Índice de Oscilação Sul (IOS) ligeiramente negativo.

Apesar destes indicadores, as principais características presentes na região tropical não favorecem o desenvolvimento de fase positiva do ENOS durante o mês de agosto. Vale destacar que os ventos Alísios em baixos níveis se encontravam próximo da média ao longo do equador e o padrão de convecção tropical sobre a Indonésia no Pacifico Equatorial central é inconsistente com a condição de El Nino com as regiões que apresentam aumento ou redução de convecção muito deslocada para oeste (Figura 5). Por causa da falta de padrões claros de anomalias atmosféricas, as condições de ENOS neutro persistiu durante o mês de agosto. No entanto, há sinais de uma transição para um El Niño tanto oceânico quanto atmosférico.

A grande maioria das previsões dos modelos dinâmicos e ainda cerca da metade dos modelos estatísticos, preveem o inicio do El Nino até agosto de 2012, persistindo o restante do ano, vale a pena ressaltar que a média dos modelo mostram claramente um decaimento da curva (curva em preto) na direção de uma condição de neutralidade (Figura 6). Os modelos dinâmicos indicam um evento moderado (índice de Niño 3.4 próximo de 1.0°C), já os modelos estatísticos indicam um evento de El Niño fraco (0.4° a 0.5°C). Apoiado pelas previsões dos modelos e o constante aquecimento da região do Pacifico, a previsão é de que tendemos para o desenvolvimento provável de um El Niño fraco nos meses de setembro de 2012, persistindo até dezembro-fevereiro 2012-2013.
Fonte CPC.
Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário