Gostaria de ajudar?

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Introdução ao Latex - parte 1

Sempre que precisamos escrever textos, seja ciéntificos ou não, recorremos ao bom e velho Word. Sem querer fazer apologia ao uso de software livre (e já fazendo) existe uma outra opção muito eficiente para redigir textos, ela se chama Latex. Dificilmente as pessoas do meio acadêmico não ouviram falar do Latex, mesmo assim muitas pessoas "torcem" o nariz ao ouvir falar do Latex porque é muito difícil, complicado e etc, em parte isso é até verdade por isso sugiro:

"Se você já está escrevendo e portanto não tem muito tempo para se dedicar a aprender como se utiliza o Latex o conselho é: escreva seu texto no Word, não se aventure no Latex. No entanto, se você ainda tem tempo e pode se dedicar um pouco para aprender todos os meandros do Latex sugiro que arregace as mangas e mãos a obra."

E o que é o Latex? O Latex é um sistema que produz documentos técnicos, ou não, através de uma estrutura de comandos e tags (liguagem de programação) capaz de formatar textos em estrutura de seções, capitúlos, fórmulas e etc. Diferente do Word no Latex o que você faz não é observado de imediato e somente quando você "compila" o programa e ele cria seu texto. Independente do editor (nedit, kate, gedit, vi, vim e etc) utilisado para criar seu texto, ele será somente um arquivo de entrada (input) do Latex.

"Para muitos escrever uma dissertação, tese, ou inserir as referências no texto, criar a lista de referências bibliográficas e etc é sem dúvida uma das piores partes da escrita do trabalho final, sem falar na numeração das figuras e tabelas, criação das listas de figuras, tabelas, sumário e etc. O Latex faz essa etapa se tornar a mais fácil do texto!!!"

Parece complicado? Longe de mim dizer que não é, mas com o tempo e prática você verá que vale muito a pena aprender, entender e usar o Latex.

Hoje iremos ver como instalar e fazer algumas configurações necessárias para escrever seu textos nas normas da ABNT e em português (aceitando a acentuaçãosem precisar de caracteres especiais).

Para instalar o Latex é preciso instalar os seguintes pacotes:

texlive;
texlive-latex-extra; 
texlive-lang-portuguese.

No terminal digite:

>sudo apt-get install texlive texlive-latex-extra texlive-lang-portuguese

Com os pacotes acima instalados já é possível escrever seus textos, mas para aqueles que necessitam de informações matemáticas mais expressivas é necessário instalar o seguinte pacote:

>sudo apt-get install texlive-math-extra
Agora precisamos instalar o pacote abntex, para isso fazemos o download do pacote no link. Para usuários Debian/Ubuntu. Após fazer o download precisamos instalar.

>dpkg -i abntex_0.9~beta2-3.1_all.deb


Alguns usuários de Latex sugerem a instalação de um editor especifico como o kile. Eu sugiro que vocês redijam seus textos nos editores comuns ao Linux.

No proxímo tópico (Introdução ao Latex - parte 2) iremos ver como fazer os primeiros textos.

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário