Gostaria de ajudar?

terça-feira, 31 de julho de 2012

Introdução ao Latex - parte 2

Dando continuidade a utilização do Latex segue uma Apostila com dicas e sugestões passo a passo de como redigir seus textos com Latex. Agora vamos ao primeiro passo:

Um arquivo de entrada (texto) do Latex tem que ser salvo com a extensão .tex. Use o editor de texto de sua preferência para criar um arquivo com o nome teste.tex.

A primeira coisa a saber sobre a formatação de um texto em Çatex é que sempre que iniciar um texto inicie com a seguinte linha de comando:

\documentclass[ estilo ]{ tipo de documento }

no lugar da palavra estilo inclua o tamanho das letras do seu texto (10pt, 11pt, 12pt, sendo 10pt o padrão) e o tipo de papel (a4paper, letter, twoside e etc) entre outros. O tipo de documento será de acordo com o tipo de texto que pretende ser elaborado carta, livro, relatório e etc para escolher é só inserir os seguintes tipos: article, report, book e letter. Para artigos ciéntificos o mais usado é article. Logo a linha acima pode ser escrita como:

\documentclass[a4paper,12pt]{article}

Após a definição das opção (linha acima) o proxímo comando é o seguinte:

\begin{document}

e você já pode digitar seu texto logo em seguida sem obedecer nenhuma formatação além da gramatical. Inicialmente claro. E finalizar o "programa" com a seguinte linha de comando:

\end{document}

Sempre iniciar o comando \begin é preciso finalisar como o comando \end. Logo o menor texto redigido em Latex tem a seguinte estrutura:

\documentclass[a4paper,12pt]{article}
\begin{document} 
Menor Texto com acentuação.
\end{document}  

Como você instalou o pacote abntex seguindo o post anterior (Introdução ao Latex - parte 1) não é necessário nenhum caractere para formatar a palavra "acentuação", caso você não tivesse instalado o pacote abntex a formatação seria a seguinte:

\documentclass[a4paper,12pt]{article}
\begin{document} 
Menor Texto com acentua\c{c}\~{a}o.
\end{document}  

Salve as alterações e pronto. E agora o que fazer? É só executar e teremos o texto pronto, como? Segue o passo a passo:

No terminal digite:

>latex teste.tex     (compila o arquivo teste.tex e gera o arquivo teste.dvi)
>dvips teste.dvi   (compila o arquivo teste.dvi e gera o arquivo teste.ps)
>ps2pdf teste.ps    (converte .ps em .pdf)
>envice teste.pdf   (abre o arquivo teste.pdf)

Pronto agora você já fez seu primeiro texto no proxímo post veremos mais detalhes.

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Introdução ao Latex - parte 1

Sempre que precisamos escrever textos, seja ciéntificos ou não, recorremos ao bom e velho Word. Sem querer fazer apologia ao uso de software livre (e já fazendo) existe uma outra opção muito eficiente para redigir textos, ela se chama Latex. Dificilmente as pessoas do meio acadêmico não ouviram falar do Latex, mesmo assim muitas pessoas "torcem" o nariz ao ouvir falar do Latex porque é muito difícil, complicado e etc, em parte isso é até verdade por isso sugiro:

"Se você já está escrevendo e portanto não tem muito tempo para se dedicar a aprender como se utiliza o Latex o conselho é: escreva seu texto no Word, não se aventure no Latex. No entanto, se você ainda tem tempo e pode se dedicar um pouco para aprender todos os meandros do Latex sugiro que arregace as mangas e mãos a obra."

E o que é o Latex? O Latex é um sistema que produz documentos técnicos, ou não, através de uma estrutura de comandos e tags (liguagem de programação) capaz de formatar textos em estrutura de seções, capitúlos, fórmulas e etc. Diferente do Word no Latex o que você faz não é observado de imediato e somente quando você "compila" o programa e ele cria seu texto. Independente do editor (nedit, kate, gedit, vi, vim e etc) utilisado para criar seu texto, ele será somente um arquivo de entrada (input) do Latex.

"Para muitos escrever uma dissertação, tese, ou inserir as referências no texto, criar a lista de referências bibliográficas e etc é sem dúvida uma das piores partes da escrita do trabalho final, sem falar na numeração das figuras e tabelas, criação das listas de figuras, tabelas, sumário e etc. O Latex faz essa etapa se tornar a mais fácil do texto!!!"

Parece complicado? Longe de mim dizer que não é, mas com o tempo e prática você verá que vale muito a pena aprender, entender e usar o Latex.

Hoje iremos ver como instalar e fazer algumas configurações necessárias para escrever seu textos nas normas da ABNT e em português (aceitando a acentuaçãosem precisar de caracteres especiais).

Para instalar o Latex é preciso instalar os seguintes pacotes:

texlive;
texlive-latex-extra; 
texlive-lang-portuguese.

No terminal digite:

>sudo apt-get install texlive texlive-latex-extra texlive-lang-portuguese

Com os pacotes acima instalados já é possível escrever seus textos, mas para aqueles que necessitam de informações matemáticas mais expressivas é necessário instalar o seguinte pacote:

>sudo apt-get install texlive-math-extra
Agora precisamos instalar o pacote abntex, para isso fazemos o download do pacote no link. Para usuários Debian/Ubuntu. Após fazer o download precisamos instalar.

>dpkg -i abntex_0.9~beta2-3.1_all.deb


Alguns usuários de Latex sugerem a instalação de um editor especifico como o kile. Eu sugiro que vocês redijam seus textos nos editores comuns ao Linux.

No proxímo tópico (Introdução ao Latex - parte 2) iremos ver como fazer os primeiros textos.

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

sábado, 21 de julho de 2012

Cinquenta e Seis anos de Trajetórias de Tornados

Meu amigo Alan Calheiros sugeriu colocar uma reportagem sobre um mapa que ele recebeu por email. O mapa é de autoria da empresa IDV solutions e se trata de um track histórico (56 anos, dados do NOAA) dos tornados que ocorreram nos USA e os mapas são feito com dados de trajetória (laxlon) atualizados incluindo a temporada de 2011 que foi bastante farta de Tornados, existe também alguns mapas que são divididos por categoria de tornado (segundo link abaixo), muito bom!




Video do track dos Tornados por ano:


 Video do track dos Tornados por mês:


Bom segue os links que vocês poderão conferir outras imagens semelhantes.



Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Hovmoller Latitude x Tempo

Olá a todos. Para quem precisar segue um pequeno script em GrADS para plotar um diagrama de Hovmoller de Latitude versus tempo da média zonal do vento zonal. Segue:

'sdfopen uwnd.nc'
'set display color white'
'c'
'set grid off'
'set grads off'
'set t 1 12'
'set x 1'
'set grads off'
'set cint 5'
'set xyrev on'
'set xaxis 1 12 1'
'd ave(uwnd,lon=-180,lon=180)'
'draw ylab latitude'
'draw xlab tempo'
'draw title Media Zonal (-180 a 180) do vento Zonal' 
 
 

É isso.
 
Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

El Niño/Oscilação Sul (ENOS) Discussão

Durante o mês de Junho de 2012 tanto as anomalias oceânicas quanto atmosféricas refletiram uma condição de ENOS neutro. No entanto, as anomalias positivas da Temperatura de Superfície do Mar (TSM) sobre o Pacifico equatorial têm aumentando cerca de 0,5ºC no último mês (figura 1). As anomalias de TSM aumentam em direção ao Pacifico oeste movendo-se do niño-4 para o niño-1+2, próximo a América do Sul que se manteve com TSM de 1,5ºC neste mês (figura 2). As anomalias subsuperficiais também aumentaram durante o mês de Junho (figura 3). Esse aquecimento foi consistente com um enfraquecimento dos ventos alísios de baixos níveis em todo o Pacífico Equatorial Leste-Central, juntamente com o enfraquecimento do padrão persistente de aumento de convecção próximo a Papua Nova Guiné (figura 4). As observações anteriores são consistentes com uma condição de ENOS neutro, no entanto refletem uma evolução de ENOS positivo (El Niño).


As previsões tanto dos modelo dinâmicos quanto estatísticos ainda apresentam discrepâncias significativas da TSM da região do niño-3.4 (figura 5). Os modelos dinâmicos, incluindo o modelo do NCEP (CFS), em grande parte indicam o desenvolvimento de um El Niño entre julho-Setembro de 2012, enquanto que a maioria dos modelos estatísticos prevem um ENOS neutro pelo restante de 2012. O consenso entre grande parte dos meteorologistas é de que os modelos dinâmicos estão mais corretos, apesar das dificuldades de prever um El Niño neste período devido ao que chamamos de "springer barrier" (período em que os modelos apresentam baixos acertos na previsão dos ENOS) e também devido ao fortalecimento dos sinais observados, indicando uma evolução na direção de um El Niño. No geral o consenso dos meteorologistas reflete um aumento nas chances de se formar um El Niño no inicio de julho a setembro de 2012 (veja previsão de consenso CPC/IRI).



sábado, 14 de julho de 2012

Painel com 4 Figuras Lado/Lado

Dando continuidade segue mais um Script em GrADS para plotar 4 figuras em um mesmo painel, a diferença é que neste script os mapas são dispostos lado a lado. Segue:


'reinit'
'sdfopen uwnd.nc'

'set display color white'
'c'
'set gxout shaded'

'set grid off'
'set mproj scaled'
'set map 1 1 6'
'set xlopts 1 4 0.15'
'set ylopts 1 4 0.15'
'set clopts -1 3 0.14'
'set lat 0 60'
'set lon 40 180'
'set t 1'
'set vpage 0.25 5.75 4.12 8.5'
'set grads off'
'set cthick 1'
'set xlab off'
'd p'
'draw title Tempo 1'

'set vpage 5.5 11 4.12 8.5'
'set grads off'
'set cthick 1'
'set t 2'
'set xlab off'
'set ylab off'
'd p'
'draw title Tempo 2'

'set vpage 0.25 5.75 0 4.37'
'set grads off'
'set cthick 1'
'set t 3'
'set xlab on'
'set ylab on'
'd p'
'draw title Tempo 3'

'set vpage 5.5 11 0 4.37'
'set grads off'
'set cthick 1'
'set t 4'
'set xlab on'
'set ylab off'
'd p'
'draw title Tempo 4'
'quit'

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Painel com 4 Figuras

No último post mostrei como fazer um painel com 3 figuras no GrADS. Hoje iremos acrescentar mais uma figura, ou seja, um painel com 4 figuras. Segue:



'reinit'
'sdfopen uwnd.nc'

'set display color white'
'c'
'set gxout shaded'

'draw string 7.5 9.5 Tempo 1'
'draw string 7.5 7 Tempo 2'
'draw string 7.5 4.5 Tempo 3'
'draw string 7.5 2 Tempo 4'
'set xlab off'
'set ylint 10'
'set lat -20 20'

'set grid off'

'set mproj scaled'

'set map 1 1 6'

'set xlopts 1 4 0.15'
'set ylopts 1 4 0.15'
'set clopts -1 3 0.14'

'set t 1'

'set vpage 0 7.5 7.75 11 '

'set grads off'

'set cint 1'
'set cthick 1'
'd uwnd'
'draw title Painel com 4 figuras'

'set vpage 0 7.5 5.25 8.75  '
'set t 2'
'set grads off'
'set cint 1'
'set cthick 1'
'd uwnd'

'set vpage 0 7.5 2.75 6.25  '
'set t 3'
'set grads off'
'set cint 1'
'set cthick 1'
'd uwnd'

'set vpage 0 7.5 .25 3.75  '
'set t 4'
'set grads off'
'set cint 1'
'set cthick 1'
'set xlab on'
'd uwnd'

'quit'

Bom é isso.

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Painel com 3 Figuras

Hoje irei disponibilisar um pequeno script em GrADS para plotar 3 (três) mapas no mesmo painel. Estes formatos de plot são excelentes para economizar espaço nos trabalhos. Segue:



'reinit'

'open uwnd.ctl'
'open vwnd.ctl'

'set display color white'
'c'
'set lon -180 180'
'set gxout shaded'

'set t 1 5'
'set grid off'
'set map 1 1 6'

'set t 1'
'draw string 7.0 8.5 vento zonal'
'draw string 7.0 5.5 vento meridional'
'draw string 6.9 2 Linha de Corrente'

'set vpage 0 8.5 6.5 11'

'set grads off'
'set xlab off'
'd uwnd.1'
'draw title Painel com 3 figuras'
'set vpage 0 8.5 3.25 7.75'
'set grads off'
'set xlab off'
'd vwnd.2'
'set vpage 0 8.5 0 4.5'
'set grads off'
'set gxout stream'
'set strmden 6 0.2 0.05 2'
'set xlab on'
'd uwnd.1;vwnd.2;mag(uwnd.1,vwnd.2)'
'quit'

Desta forma basta modificar as variáveis e/ou as dimensões dos mapas.

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Comandos úteis do editor de Texto Vi

Algumas pessoas utilisam editores de texto com parte gráfica (nedit, gedit, kate e etc) para desenvolver seus scripts, programs e etc. No entanto, muitos desenvolvedores preferem utilizar o editor vi que não possui parte gráfica e é utilizado diretamente no terminal do Linux. Na minha opinião a vantagem de se utilizar o vi é devido ao fato de não ser necessário abrir mais um programa para editar/criar seus scripts. Sem falar no fato de que fazer tudo através de linhas de comando da a sensação de dominar ainda mais o sistema :). Bom segue alguns comandos escenciais para quem usa o vi.

Para fazer uma pesquisa por alguma palavra no texto utilize:

/read -> o comando /read irá procurar a palavra read a partir do começo de seu script/programa/texto/arquivo;
?read -> o comando ?read irá procurar a palavra read a partir do fim de seu script/programa/texto/arquivo;
n -> após encontrar a palavra read se você digitar "n" ele irá procurar a proxíma;
N -> Irá inverter o sentido da pesquisa.

Para mover ou inserir texto utilize:

:1,4d      -> este comando irá apagar as linhas de 1 a 4;
:1,4m 8 -> este comando irá mover as linhas de 1 a 4 para a linha 8;
:1,4t 8  -> diferente do comando acima este copia as linhas de 1 a 4 para a linha 8;
:1,4w <teste>-> agora as linhas de 1 a 4 serão escritas no arquivo "teste";
:r <teste> -> lê o arquivo 'teste' e insere seu conteúdo no documento atual.

Para adicionar texto a um arquivo já existente utilize:

a -> para inserir texto depois do cursor;
A -> para inserir texto no final da linha;
i  -> para inserir texto antes do cursor;
I  -> para inserir texto no começo da linha.

Para substituir um texto já escrito utilize:

cw   -> para mudar uma palavra;
4cw -> para mudar 4 palavras;
C     -> para mudar uma linha;
r      -> para sobrescrever um caractere;
R     -> para sobrescrever a linha inteira;
:%s/existente/nova/g -> este comando serve para substituir todas as palavras "existente" pela palavra "nova".
 
Para cancelar uma função/operação e voltar atrás utilize:

u -> para desfazer a última operação;
.  -> para repetir a última operação.

Para salvar os arquivos ou sair dos arquivos já editados/finalizados utilize:

:w   -> para salvar o que esta na memória em um arquivo/disco;
:q    -> para sair do editor;
:wq -> para salvar e sair do editor;
:x    -> para salvar e sair do editor;
:e!   -> para reeditar, desprezando as mudanças;
ZZ   -> para salvar e sair do editor.
 
Para movimentar o cursor pelo texto (tela/linha) utilize:

0 -> para ir direto para o começo da linha;
$ -> para ir direto para o final da linha;
g -> para ir para a primeira linha do arquivo;
G -> para ir para a última linha do arquivo;
5G -> para ir vai para a linha 5.
 
Para copiar e inserir textos utilize:

yy   -> para copiar uma linha inteira;
5yy -> para copiar 5 linhas;
p     -> para colar logo abaixo do cursor;
P     -> para colar logo acima do cursor.


Para inserir uma linha em branco utilize:

o -> para inserir uma linha logo abaixo do cursor;
O -> para inserir uma linha logo acima do cursor.
 
Para apagar caracter/texto/linha e etc utilize:

x     -> para apagar um caractere;
dw  -> para apagar uma palavra;
dd   -> para apagar uma linha;
5dd -> para apagar 5 linhas;
dG  -> para apagar do cursor até o final do arquivo.
 
Para configurar a sua sessão utilize:

:set nu      -> para mostrar o número de linhas;
:set nonu -> para desligar o comando acima;
:set all      -> para mostrar todas as configurações;
:set list     -> para mostrar os caracteres ocultos.
 
Para rolar o texto/página utilize:

CTRL+f -> para rolar uma tela para baixo;
CTRL+b -> para rolar uma tela atrás;
CTRL+d -> para rolar meia-tela (1/2) para baixo;
CTRL+u -> para rolar meia-tela (1/2) atrás.

Bom galera espero que seja útil.

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!