Gostaria de ajudar?

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

El Niño Oscilação Sul (ENOS) Discussão (Setembro)



Olá a todos,

Uma condição de ENOS neutro se manteve presente durante o mês de agosto de 2012, apesar das anomalias da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do oceano Pacífico Equatorial leste apresentar valores positivos, ou seja, acima da média histórica (Figura 1). A maioria dos Índices de El Niño apresentam valores ligeiramente positivos o que reflete as anomalias superficiais positivas chegando próximo de 0.5ºC (Figura 2). A anomalia da quantidade de calor oceânica (temperatura média nos 300m de profundidade do oceano na faixa de 5ºN-5ºS, 180º-100ºW) também apresentaram valores positivos durante o mês de agosto (Figura 3), o que é consistente com uma grande região com anomalias positivas das temperaturas subsuperficiais observada no Pacífico equatorial para o mês de agosto(Figura 4). Sinais de um possível desenvolvimento de fase positiva do ENOS foi observado na atmosfera através das anomalias dos ventos de leste em altos níveis e um Índice de Oscilação Sul (IOS) ligeiramente negativo.

Apesar destes indicadores, as principais características presentes na região tropical não favorecem o desenvolvimento de fase positiva do ENOS durante o mês de agosto. Vale destacar que os ventos Alísios em baixos níveis se encontravam próximo da média ao longo do equador e o padrão de convecção tropical sobre a Indonésia no Pacifico Equatorial central é inconsistente com a condição de El Nino com as regiões que apresentam aumento ou redução de convecção muito deslocada para oeste (Figura 5). Por causa da falta de padrões claros de anomalias atmosféricas, as condições de ENOS neutro persistiu durante o mês de agosto. No entanto, há sinais de uma transição para um El Niño tanto oceânico quanto atmosférico.

A grande maioria das previsões dos modelos dinâmicos e ainda cerca da metade dos modelos estatísticos, preveem o inicio do El Nino até agosto de 2012, persistindo o restante do ano, vale a pena ressaltar que a média dos modelo mostram claramente um decaimento da curva (curva em preto) na direção de uma condição de neutralidade (Figura 6). Os modelos dinâmicos indicam um evento moderado (índice de Niño 3.4 próximo de 1.0°C), já os modelos estatísticos indicam um evento de El Niño fraco (0.4° a 0.5°C). Apoiado pelas previsões dos modelos e o constante aquecimento da região do Pacifico, a previsão é de que tendemos para o desenvolvimento provável de um El Niño fraco nos meses de setembro de 2012, persistindo até dezembro-fevereiro 2012-2013.
Fonte CPC.
Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Como instalar/Usar o g2ctl.pl e o wgrib2 no linux

Olá a todos,

Irei mostrar um excelente script em linguagem perl (g2ctl.pl) que nos possibilita gerar um arquivo descritor .ctl ou um template a partir de dados GRIB2. Para utilizar este script é preciso seguir alguns passos.

Primeiro é preciso ter isntalado em seu sistema o Software GrADS na versão 2.0 você pode fazer isso seguindo o post da instalação do GrADS. Ressaltando que é necessário criar uma variável de ambiente para o "gribmap" para isso insira a linha abaixo em seu .bashrc (que vocêencontra em seu /home).

alias gribmap='/usr/local/grads-2.0.1/Contents/gribmap'

Segundo é preciso baixar o script g2ctl.pl no link http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/wesley/g2ctl.html.

Terceiro é preciso instalar o wgrib2, para isso vamos fazer o download do wgrib a partir do link http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/wesley/wgrib2/ ou clicando em wgrib2. Após o download execute o seguintes comandos:

> tar -zxvf wgrib.gz

Ao descompactar será preciso mover o diretorio criado para a pasta /usr/local

> sudo mv grib2 /usr/local/

Agora vá até o diretorio

> cd /usr/local/grib2
> sudo make
>sudo make install


Após terminar a instalação verifique a presença do binario wgrib2 na pasta:

>ls -la /usr/local/grib2/wgrib2/wgrib2 “.

Quarto abra o arquivo g2ctl.pl e altere a seguinte linha:

de:
wgrib2=’wgrib2′;
para:
wgrib2=’/usr/local/grib2/wgrib2/wgrib2′;

Feito isso precisamos transformar o script g2ctl.pl em um executável e depois criar uma variável de ambiente para que possamos usar o g2ctl em qualquer diretorio que estejamos, para isso siga os passos:

>chmod +x g2ctl.pl
>sudo mv g2ctl.pl /usr/local/bin

Feito isso abra novamente seu .bashrc e insira a seguinte linha:

export G2CTL=/usr/local/bin

Salve e depois execute:

>source .bashrc

Ok, agora você pode usar o g2ctl.pl, para testar digite no terminal:

>g2ctl.pl -v

Agora que já instalamos o g2ctl e o wgrib vamos usar um pouco:

Arquivos de análise:

ga>g2ctl.pl -0 arquivo_grib2 > arquivo_grib2.ctl (nenhuma opção)

ga>gribmap -0 -i arquivo_grib.ctl (nenhuma opção)

Arquivos de previsão:

ga>g2ctl.pl arquivo_grib2 > arquivo_grib2.ctl

ga>gribmap -i arquivo_grib.ctl

Agora abra o GrADS e teste o ctl para verificar se esta funcionando.

Para template:

ga>g2ctl gfs.t00z.pgrb2bf%f2 > previsao.ctl

ga>gribmap -i previsao.ctl

ou

ga>g2ctl -0 pgb.%y4%m2%d2%h2.f00 > analise.ctl

ga>gribmap -0 -i analise.ctl

Para o template você pode usar as seguintes funções:

%y4 - código para ano com 4 digitos
%y2 - código para ano com 2 digitos
%m2 - código para mês com 2 digitos
%m1 - código para ano com 1 ou 2 digitos
%h2 - código para hora com 2 digitos
%h1 - código para hora com 1 ou 2 digitos
%f3 - código para hora com 3 digitos
%f2 - código para hora com 2 ou 3 digitos
%e - nome do ensemble (especifico para opção -ens).

As principais diferenças entre a sintaxe do grib2ctl.pl e do g2ctl.pl são:
Para arquivos grib versão 2, usamos o script g2ctl.pl para criar ctl. A opção de usar -0 (zero) são passados, para ambos os comandos tanto o g2ctl.pl quanto o gribmap para os arquivos de análise e não para os arquivos de previsão na versão grib 2.
Para arquivos na versão 1, usamos o script grib2ctl.pl para criar ctl. A opção de uso -0 (zero) é passado no comando gribmap para arquivos de análise e a opção -verf é passado no comando grib2ctl.pl para arquivos de previsão. Para saber mais sobre o uso do grib2ctl.pl, como instalar e como usar, clique aqui.

PS. O que é o formato de arquivo GRIB e ctl

Grib é o formato de arquivo binário para armazenar os dados de análise e previsão em algum tipo de forma estruturada. Ctl é um arquivo de controle no formato ASCII que pode ser usado para ler o arquivo Grib.

Ambos os formatos são normalmente utilizados em centros de previsão do tempo e estudos de meteorologia.
Os arquivos CTL pode ser lido e visualizado através do software GRADS, CDAT e outros softwares meteorológicos. Ambos GrADS e CDAT são software livre.

É isso!
Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Script Shell Dados Bissextos

Me perguntaram hoje:

Tenho um conjunto de dados Netcdf do ERA interim (horário) e cada arquivo corresponde a um ano de dados, ou seja, (1460 tempos anos normais e 1464 para anos bissextos). Preciso de um script Shell/Grads para transformar todos os arquivos Netcdf em binário, levando em consideração a referente quantidade de tempo para o referido ano.

Minha sugestão de solução:

#!/bin/sh

 yy="1989"
 while [ $yy -le "2009" ] ; do

if [ \( $(expr "$yy" % 4) -eq 0 -a $(expr "$yy" % 100) -ne 0 \) -o \( $(expr "$yy" % 400) -eq 0 \) ];then
nd=1464
echo "$yy ano bissexto t_total: $nd"
else
nd=1460
echo "$yy ano normal t_total: $nd"
fi
/usr/local/grads-2.0.1.oga.1/Contents/opengrads -blc "/usr/local/grads-2.0.1.oga.1/Contents/Resources/Scripts/lats4d.gs -i shum."$yy".nc -o shum."$yy" -format stream -mxtimes $nd -time 00Z01JAN"$yy" 18Z31DEC"$yy" -q"

yy=$((yy+1))

done

exit 0

Bom acho que é isso tem 'n' formas de fazer a mesma coisa se alguem tiver uma sugestão é só falar.

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

El Niño/Oscilação Sul (ENOS) Discussão (Agosto)

Durante o mês de julho de 2012 a Temperatura da Superficie do Mar (TSM) sobre o Pacífico Leste ficou acima da média, no entanto as condições atmosféricas ainda são de ENSO neutro (Figura 1). Estas anomalias de TSM positivas influenciaram os valores também positivos dos índices que medem o Niño, ficando proximos ou superiores a 0,5º (Figura 2). As anomalias da quantidade de calor (temperatura média nos 300m de profundidade) também permaneceram elevadas no último mês (Figura 3), o que é consistente com uma extensa região com anomalias positivas das temperaturas subsuperficiais do PAcífico Equatorial (Figura 4). Embora as temperaturas tanto sub-superficiais quantos as superficiais estejam anomalamente acima da média muitos aspectos da atmosfera tropical não são consistentes com as condições de El Niño. Os ventos Alisios de altos e baixos níveis apresentam magnitude porxímo da média ao longo do equador, enquanto que a convecção tropical permaneceu aumentando sobre a Indonésia o que pode ser observado no mapa de anomalia da Radiação de Onda Longa - OLR (Figura 5). Uma caracteristica observada também foi o aumento da convecção proxímo da linha de data, que pode, possivelmente, indicar uma progressão em direção a formação de um El Niño. A falta de uma resposta atmosférica clara as anomalias oceânicas positivas indicam uma tendência a condições de ENOS neutro. 

Praticamente todos os modelos dinâmicos favorecem o surgimento de um El Niño entre julho-setembro de 2012 (Figura 6). Assim como nos meses anteriores, vários modelos estatísticos prevêm condições de ENOS neutro para o restante do ano, mas a previsão média do ninõ 3.4 aumentou em relação ao mês anterior. Apoiando o indicativo dos modelos dinâmicos que o aumento das TSM do Pacífico tende a um El Niño de fraco a moderado durante o outono e inverno do Hemisfério Norte 2012-2013. Portanto a previsão de consenso é de condiçõesde El Niño propenso a se desenvolver em agosto ou setembro de 2012 (veja previsão de consenso CPC/IRI).

Seminário de Avaliação Trimestral dos Modelos Operacionais do CPTEC


Fonte: CPTEC

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!

Curso de NCL a Distância

Olá Pessoal,

A Universidade Federal de Viçosa através da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância esta oferecendo um curso de Visualização Científica por meio da Linguagem NCL.

O curso faz parte do Programa de Treinamento em Modelagem Ambiental e visa treinar pessoas para utilizar os principais recursos da linguagem NCL (NCAR Command Language) em scripts para elaboração de mapas, gráficos e processamento de dados, com foco para interessados em modelagem ambiental.

Publico Alvo:

Estudantes de graduação e pós-graduação de quaisquer universidades brasileiras que estejam interessados em modelagem de sistemas ambientais e não tenham possibilidade de realizar esse aprendizado em suas instituições; Professores e pesquisadores que desejam aprender modelagem ambiental.
Pré-Requisitos
- Ter acesso à internet.
- Ter acesso a computador com sistema operacional Linux.
- Ter concluído o Curso Básico de Linux. 

Para acessar a página de inscrição é preciso entrar na página da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, clicar em <cursos> depois <capacitação profissional> e depois escolher o curso <Visualização Científica por meio da Linguagem NCL>.


Carga Horária: 60 horas
Próxima Turma:
Período de Inscrição: 21/09/2012 a 28/09/2012
Número de Vagas: 10
Informações e Dúvidas: cead@ufv.br | (31) 3899-2858
Taxa de Inscrição: R$0,00

Indicado por: Lívia Dias.

Boa Sorte e Bom Trabalho a Todos!!